quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Livro: Cinco Equações que Mudaram o Mundo, de Michael Guillen

     Bom doidões, esse livro descobri meio que por acaso, em uma propaganda, e apesar do livro e do autor não serem muito conhecidos por aqui arrisquei a compra-lo. Foi bem difícil a compra, pois não encontrei nenhum site aqui no Brasil, e acabei adquirindo ele de uma distribuidora portuguesa, a Gradiva. Embora a tradução da edição seja para português de portugal, a leitura é bem acessível e bem similar ao nosso português, e encontrei apenas pequenos erros de tradução, não compromentendo a obra.
     O Livro trata de cinco equações escolhidas pelo autor, selecionada dentres dezenas de concorrentes, apenas pelo grau com que acabriam por afetar nossas vidas. O livro é dividido em cinco capítulos, cada uma falando da vida e obra dos gênios que desenvolveram a respectiva equação. As cinco equações refere-se à Lei da Gravitação Universal de Isaac Newtow, à Lei de Pressão Hidrodinâmica de Bernoulli, à Lei de Indução Eletromagnética de Faraday, à Lei da Termodinâmica de Clausius e à Teoria da Relatividade de Einstein.

     O primeiro capítulo narra a histório do filósofo naturalista inglês Isaac Newton e da sua equação da gravidade, que embora não tenha nenhuma invenção atribuída a ela, foi responsável por originar um acontecimento épico: a viagem do homem a lua. Traduzindo a equação diz que a força de atração F, é igual a constante gravitacional G multiplicado pelas massa M e m dividido pelo quadrado da distância entre eles.

     O capítulo dois diz respeito a um físico holandês Daniel Bernoulli e à sua equação hidrodinâmica, que deu origem ao avião moderno. Essa equação diz que a pressão P somada à densidade do fluido multiplicado pela metade da velocidade ao quadrado é constante. Ou seja, ao aumentar a velocidade do fluído a pressão diminui.

      O terceiro capítulo debruça-se sobre o físico inglês Michael Faraday e sua equação do eletromagnetismo, que deu origem a podução de eletricidade. Faraday era semianalfabeto quando adolecente, quando brotou nele a paixão pela ciência. De família humilde, não tinha dinheiro para ter uma educação formal, acabou sendo assistênte de laboratório de um grande cientista da época. Na equação, a quantidade de eletricidade E é igual a taxa de variação do campo magnético B.

      No quarto capítulo, conta a vida do físico matemático alemão Rudolf Clausius e sua equação da termodinâmica (a rigor é uma inequação). Também não foi originadora de nenhum evento e nem eventos históricos, mas deu conta de uma assustadora revelação: contrariamente ao senso comum, estar vivo é antinatural, toda a vida existe em desafio, e não em conformidade, com a lei fundamental do universo. A tradução da equação é que a entropia (grau de desordem de um sistema) total do universo S é maior que zero, ou seja, sempre aumenta.


      O último capítulo fala de uma das mais famosas equações (se não a mais famosa) que é a famosa equação da energia de Albert Einstein, reconhecida por muita gente como parcialmente responsável pela bomba nuclear. No entanto, apesar da notoriedade esta pequena equação não passa de uma misteriosa imagem, tão familiar e inexplicável como o logotipo da rede de supermercado Carrefour. A célebre equação é energia E igual a massa m multiplicada pela constante da velocidade da luz ao quadrado .

     Porque ler este livro??? Para aprender porque a base de lançamentos de espaço-naves da NASA fica localizada na Flórida, como calcular a força centrífuga da lua, oque é Vis Viva, como roubar uma descoberta matemática de um filho, como gerar eletricidade a partir de estrume, oque fazer quando acaba a energia elétrica, oque é um a máquina moto-perpétua, se é possível reverter a entropia total do universo, oque é a luz e que tudo é relativo.

Abs
Bruno Martinez Ribeiro

Um comentário: