domingo, 27 de maio de 2012

Puta velha não recusa trabalho - Mnemônicos

     Bom pessoal, esses dias numa conversa de bar começamos a relembrar aquelas frases engraçadinhas que aprendemos no colégio (principalmente no pré-vestibular) que ajudam a memorizar (decorar) fórmulas matemáticas, físicas ou de química. Essas frases são chamadas de Mnemônicas, e são utilizadas para memorizar listas ou fórmulas, e baseiam-se em formas simples de memorizar maiores construções, baseados no princípio de que a mente humana tem mais facilidade de memorizar dados quando estes são associados a informação pessoal, espacial ou de caráter relativamente importante, do que dados organizados de forma não sugestiva (para o indivíduo) ou sem significado aparente.
     Então fiz uma pequena listas das mnemônicas mais engraçadinhas (algumas nem tanto), espero que gostem.

1) Puta Velha Não Recusa Trabalho
É uma fórmula para medir a pressão de gases e líquidos
P.V=n.R.T
p: pressão medida em atmosfera (atm)
V: volume, medido em litros (L)
n: número de mols, medido em MOL
T: temperatura,medida em kelvin (K)
R: Constante universal dos gases perfeitos, medido em atm.L/MOL.K


2) Vá Lamber Ferida
Formula de velocidade de propagação de ondas
v = λ.f
v: velocidade, medida em metros por segundo (m/s)
λ: comprimento de onda, medida em metros (m)
f: freqüência, medida em hertz (Hz)


3) Raimunda, Minha Vizinha, Que Bunda
Esta fórmula calcula o movimento de uma carga em um campo magnético uniforme
R = mV/qB
R: Raio, medido em centímetros (cm)
m: massa, medida em Kg 
V: velocidade, medida em metros por segundo (m/s) 
q: carga elétrica, medida em Coulomb (C)
B: campo Magnético, medido em

4) Vamos Fazer Amor a Dois
Para calcular n° de vértices, faces ou arestas de poliedros
V + F = A + 2
V: número de vértices
F: número de faces
A: número de arestas

5) Deus Vê Tudo
Calcular distância percorrida em tempo determinado
d = v.t
V: número de vértices
F: número de faces
A: número de arestas

6) Vovô e Vovó Ainda Transam
Função horário no MRUV
V = Vo +a.t
V: velocidade, medida em metros por segundo (m/s) 
Vo: velocidade, medida em metros por segundo (m/s) 
a: aceleração, medida em metros por segundo ao quadrado (m/s²)
t: tempo, medida em segundos (s)

7) Física Meu Amor
Lei de Newton para força
F = m.a
F: força, medida em Newtow (N)
m: massa: medida em quilograma (kg)
a: aceleração, medida em metros por segundo ao quadrado (m/s²)

8) Que Macete
Cálculo de quantidade de calor sensível
Q = m.c.Δt
Q: quantidade de calor latente, medida em calorias (cal)
m:  massa: medida em quilograma (kg)
c: calor específico, medido em cal/g.C
Δt: variação tempo, medida em segundos (s)

9) Você Ri
Lei de Ohm
V = R.i
V: tensão, medida em Voltz (V)
R:  resistência elétrica, medida em Ohm (Ω)
i: corrente elétrica, medida em ampere (A)

10) Sorvete
Espaço no MRUV
S = So + v.t
S: espaço, medida em metros (m)
So: espaço inicial, medida em metros (m)
v: velocidade, medida em m/s
t: tempo, medida em segundos (s)

sexta-feira, 11 de maio de 2012

Super Lua

     Olá pessoal. Aqui é o Bruno Martinez Ribeiro, falando diretamente do Mundo da Lua, onde tuuuuuudo pode acontecer. Bom, brincadeiras à parte, nesse útimo sábado apareceu a Super Lua, oque repercutiu em vários jornais e revistas digitais. Mas oque é a Super Lua e porque ela ocorre esporadicamente? Vou então falar um pouco sobre nosso único satélite natural, La Bela Luna, sua órbita e rotação e algumas curiosidades e mitos sobre ela.
     Satélites naturais são os corpos celestes que vagam no espaço em torno de outros, como a Lua em torno da Terra, os satélites não têm luz própria, eles são astros iluminados. Outros planetas também têm satélites,  Segundo a última contagem, mais de 150 luas povoam o sistema solar: Netuno é cercado por 13 delas; Urano por 27; Saturno tem 60; Júpiter é o que tem mais até então e possui 63. Os satélites (naturais e artificiais) ficam em órbita em torno dos planetas, devido a atração gravitacional dos mesmos. Mas se a gravidade os atrai, porque a lua não cai na terra?
     Cair ou não cair, eis a questão...
     Bom, na verdade ela cai... Mas ela faz isto na medida certa, de tal forma que nunca atinge o solo. Quer dizer, então ela não cai! Para entender, o melhor que temos a fazer é consultar o grande sábio inglês Isaac Newton (1643-1727). No Livro III de sua grande obra de 1687 "Princípios Matemáticos da Filosofia Natural", ele discute a questão da permanência dos planetas em determinadas órbitas em torno do Sol. A força que mantém um planeta em órbita é denominada "força centrípeta", que, por sua vez, significa "força dirigida para o centro". Este centro é exatamente onde está localizado o Sol. No caso da Lua, a força centrípeta que atua sobre ela está dirigida para o centro da Terra. 
     O que diz Newton? Em sua linguagem um tanto formal, apropriada para um texto científico, ele afirma: "-- Que por intermédio das forças centrípetas os planetas são mantidos em certas órbitas, podemos facilmente entender, se considerarmos os movimentos dos projéteis; pois uma pedra arremessada (do alto de uma montanha) é forçada pela ação de seu próprio peso para fora de uma trajetória retilínea -- a qual ela descreveria devido apenas ao arremesso inicial --, e impelida a descrever uma linha curva no ar; e através desta forma arqueada é finalmente trazida para baixo, ao chão; e quanto maior é a velocidade com que ela é arremessada, tanto maior é a distância que ela percorre antes de cair na Terra. Podemos portanto supor a velocidade de tal maneira aumentada que ela descreveria arcos de 1, 2, 5, 10, 100, 1000 milhas antes de atingir a Terra, até que, finalmente, excedendo os limites da Terra, ela passaria ao espaço, sem tocá-la." Estas são as palavras do grande acadêmico de Cambridge! Podemos aplicar o seu brilhante raciocínio ao movimento da Lua em torno da Terra. Vemos então que ao mesmo tempo que a Lua cai em direção ao centro da terra da Terra ela simultaneamente move-se na direção transversal. E faz isto na medida certa de tal forma a manter-se sempre acima da superfície. Ou seja, de forma a manter-se em órbita da Terra.
    Mas a órbita da lua não é simplesmente um círculo. A sua órbita em relação à Terra é elíptica, sendo a distância de apogeu (distância maior) cerca de 64 raios terrestres e a de perigeu (distância mais perto) cerca de 56 raios terrestres. A órbita da Lua sofre diversas perturbações sendo que a “rotação de linha apside” é um importante efeito atribuído à não-uniformidade do campo gravitacional do Sol sobre o sistema Terra-Lua. Conforme está representado esquematicamente nas figuras, o semi-eixo maior da elipse que representa a órbita da Lua em relação à Terra (a linha de apside-diâmetro maior da elipse) gira cerca de 40º enquanto o sistema Terra-Lua completa uma revolução completa em torno do Sol, portanto em 1 ano. Então a Super Lua é apenas um evento que ocorre quando a Lua Cheia coincide com o perigeu (a lua está mais próxima da Terra) oque a deixa com uma tamanho maior. No perigeu, a Lua fica a 363 mil quilometros de distância, em média, da Terra. No apogeu, quando o astro está mais longe, fica a 405 mil quilometros. Esta diferença faz com que a Lua apareça 14% maior e 30% mais brilhante.
Plano da órbita da lua tem 5° de inclinação com plano
da órbita da Terra
     Mas existem muitas outra curiosidades sobre a Lua. Assim como a Terra, a Lua tem além de seu movimento de rotação ao redor a Terra, o movimento de rotação ao redor do eixo. Para completar uma volta ao redor se seu próprio eixo a Lua leva 28 dias, o mesmo período que a Lua demora para dar uma volta ao redor da Terra. Por esses tempos serem igual, a Lua fica sempre com a mesma face virada para a Terra, oque alimentou mitos e lendas sobre seres e monstros fabulosos que ali habitariam. Os dias lunares são escaldantes e a noites extremamentes frias. A temperatura superficial varia de -150º C a 120º C. A atmosfera lunar é constituída dos seguintes gases, na ordem: neônio, hélio, hidrogênio e argônio. A crosta é formada por rochas ricas em cálcio. A Lua se afasta da Terra a uma velocidade um a três centímetros por ano e três metros por século.

Terra, vista da Lua mais ou menos 5° do horizonte







sábado, 5 de maio de 2012

Tempo é Relativo

Olá doidinhos.
Hoje vou postar um videozinho bem bacana que vi sobre a relatividade do tempo.
Espero que gostem.
Bom finde a todos.
:)