sexta-feira, 17 de maio de 2013

Quer que Desenhe??? Big Bang

Bom doidinhos, na falta de tempo de escrever posts, vou postar aqui mais uma excelente animação feita por Carlos Ruas, criador do genial Um Sábado Qualquer, com uma fantástica explicação sobre ciência e a origem do universo. Espero que gostem.




Boa semana à todos!!!


sábado, 4 de maio de 2013

2001: Uma Odisséia no Espaço - Uma viagem pela quarta dimensão

     Olá doidinhos, esses dias tive uma discussão legal sobre o filme 2001: Uma Odisséia no Espaço, e desde então fiquei com vontade de fazer um post sobre esse clássico da ficção científica. Esse filme é uma obra prima do gênio Stanley Kubric e merece um baita post para poder discutir tudo oque se passa nele pois é um daqueles filmes que quando se termina de assistir pode se sentar numa mesa de bar a virar a madrugada discutindo sobre o filme. Infelizmente o cinema de hoje não tem mais filme assim, pois são feitos somente de efeitos especiais e ação. Mas oque eu aqui é só faz um comentário sobre uma cena específica do final do filme: a viagem pelo inter-estelar....



     Para quem se lembra (ou para quem ficou acordado até o final do filme), é a cena que David viaja por um local estranho, cheio de cores e formas que vão mudando, ao som de uma "música" muito maluca. Para quem leu meu post sobre a Quarta Dimensão, percebeu que essa cena é apenas uma viagem pela quarta dimensão, feita por um viajante tridimencional, o David no caso. Para quem teve preguiça de ler todo meu post da Quarta Dimensão, vou transcrever abaixo apenas a parte que mostra uma viagem interdimensional. É um trecho do Livro Flatland, que conta a vida de seres bidimensional que vivem em um plano.
     "Para imaginar uma viagem interdimensional, imagine arrancar Sr. Quadrado de Flatland e jogá-lo no ar. Digamos que, enquanto flutua por nosso mundo tridimensional, ele topa com um ser humano. Como Square nos veria? Como seus olhos bidimensionais só podem ver fatias planas de nosso mundo, um ser humano lhe pareceria um objeto feio e assustador. Primeiro ele veria duas figuras ovais de couro a sua frente, nossos sapatos. Quando é arrastado para cima essas duas figuras mudam de cor e forma e se transformam em dois círculos de tecido, as nossas pernas, até  se misturarem em um único círculo ovalado, nossa cintura. Depois aparecem mais dois círculos, os braços e mudam de cor, a cor de nossa camisa, e conforme continuam subindo os três círculos se junto em um só círculo de carna, nossa cabeça. Para ele, os misteriosos seres humanos são um amontoado apavorante de círculos e formas em constante mutação."