terça-feira, 26 de agosto de 2014

Voto Nulo x Branco: A Matemática das Eleições

     Olá eleitores doidinhos. Estamos novamente chegando em época de eleições então resolvi atualizar e publicar novamente esse post. Sempre que se aproxima época de eleições surgem várias dúvidas e discussões sobre esse tema. Espero conseguir neste post tirar algumas dúvidas. Primeiramente quero acabar com a lenda que votos brancos e nulos vão para o candidato que está na frente. Eles favorecem o candidato que está na frente, mas não vai diretamente para ele. Para entendermos melhor, vamos rever a diferença entre votos nulos, brancos e válidos.

     Primeiramente vou dizer aqui que já vi divergência de informações. Dependendo da fonte  consultada diz uma coisa, já em outra fonte diz outra. Então resolvi escolher o próprio TSE, por considerar uma fonte mais segura,  já que é ele quem cria as Leis das Eleições. Segue o link de um boletim informativo do TSE para que consultei para tirar essas dúvidas sobre votos válidos, nulos e brancos. Resumidamente a parada é assim, votos válidos é qualquer voto nominal a um candidato regularizado no TSE, ou o voto na legenda do partido. Voto nulo é aquele voto que vai para um candidato inexistente, ou por este estar indevidamente registrado no TSE, ou por ter digitado número incorreto na urna (ou na época da cédula, quando fazia um quadrado a mais e votava no Darth Vader, tempo bom esse....) e voto em branco é aquele voto que não vai pra nenhum candidato. Votos nulos e em branco não são considerado como votos válidos, portanto não entram na contabilidade eleitoral, então eles não vão diretamente para o candidato que está na frente.
     Mas embora esses votos nulos e brancos não entram na contagem de votos, eles acabam favorecendo este candidato da frente, mas como? Eles favorecem pois alteram o número total de votos contabilizados, e como um candidato  para ser eleito precisar ter a maioria dos votos válidos, eles ajudam modificando essa porcentagem. Para ficar mais fácil de entender vamos visualizar o seguinte cenário: uma eleição com 100 eleitores. imaginem que 49 dos eleitores votem no candidato A, ele tem 49% do total de votos. Se todos os 100 votos fossem válidos, o candidato A não seria eleito no primeiro turno, obrigando a todos nós perder mais um domingo indo às urnas. Porém se o candidato A obter os mesmo 49 votos, mas houver 10 votos nulos/brancos, a contabilização dos votos válidos será 90 votos. Então o candidato A terá 49/90x100 = 54% dos votos válidos, assim ganhando a eleição em primeiro turno. Simples assim.
     Bom, espero que tenha entendido, e que nesta eleição acompanhem os debates dos candidatos, saibam quais são suas propostas de governo, pesquisem sobre o passado dos candidatos (em fontes confiáveis) para saber quais candidatos costumam cumprir as promessas, e acima de tudo votem com consciência. Lembrem-se que apesar das diferenças políticas somos todos irmãos, então sem brigas!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário